A Samsung costuma lançar com regularidade novas funcionalidades de privacidade e segurança nos seus smartphones e tablets. Nos últimos anos, introduziu novidades muito interessantes como o Knox e a Pasta Segura. Agora quem tem um smartphone Samsung Galaxy recebe duas novidades e uma inclui partilha!
Quem tem um Samsung Galaxy recebe duas novidades!
As duas novidades chegam aos smartphones e tablets da Samsung e prometem partilha privada e também mais segurança na cloud como refere o site Sammobile.
Partilha Privada no Quick Share
A Partilha Privada é um novo modo dentro da Partilha Rápida. Pode ativá-lo com um clique no botão de três pontos no canto superior direito do ecrã depois de escolher a Partilha Rápida enquanto partilha ficheiros. Depois de ativar este modo, pode partilhar até 20 ficheiros e um limite máximo de 200 MB.
Utilizando esta funcionalidade, pode permitir que apenas determinados contactos visualizem os ficheiros. Pode definir um tempo de expiração para os ficheiros e, uma vez terminado esse tempo, os ficheiros partilhados deixarão de ser visíveis para o utilizador. Também pode definir quem pode ver e aceder a esses ficheiros. Ambas as definições podem-se alterar em qualquer altura.
Os ficheiros partilhados com esta funcionalidade são visíveis em modo só de leitura para o outro utilizador. Assim, não podem partilhar os seus ficheiros com outros. Além disso, a captura de ecrã também fica bloqueada. Entretanto a Samsung afirma que a proteção de dados é feita usando a “tecnologia de encriptação baseada em blockchain”.
No entanto, esta funcionalidade só funciona entre dispositivos Samsung, pelo que os utilizadores que utilizam smartphones Android de outras marcas ou iPhones não podem utilizar esta funcionalidade. Além disso, limita-se a ficheiros de áudio (.mp3, .wav, .ogg e .m4a), documentos (.pdf e .txt), imagens (.jpg, .jpeg, .png, .gif, .bmp, .webp, .heic, .dng) e vídeos (.mp4, .mkv, .webm, 3gp e .3g2).
Proteção de dados melhorada
A partir da gama Galaxy S24, a Samsung começou a oferecer encriptação ponto a ponto para todas as cópias de segurança e dados sincronizados. Isto significa que os dados armazenados na sua conta Samsung Cloud só se podem desencriptar no telemóvel ou tablet Samsung. Isto mesmo que sejam roubados do servidor. Assim, mesmo que o servidor onde os seus dados estão armazenados sejam comprometidos, os seus dados não podem ser vistos por outros.
Quando ativar esta funcionalidade no seu dispositivo Galaxy, recebe um código de recuperação. Tem de anotar esse código para poder recuperar o acesso à sua conta Samsung se o perder.